Emoção marca abertura da 20ª Convenção de Solidariedade a Cuba

25 maio

Do Portal Vermelho:

Representantes de entidades de solidariedade à Cuba de todo o Brasil estão reunidos em Salvador, na Bahia, até o próximo domingo (27) na 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O evento foi aberto na noite desta quinta-feira (24) com um ato político e cultural, que contou com a apresentação do Balé Rosana Abubakir e com a intervenção inspirada do poeta Thiago de Mello, que emocionou o público com uma grande declaração de apreço ao povo cubano e ao regime socialista de Cuba.

“Eu deveria estar fora no Brasil por estes dias, mas devido a esta causa nobre, que é a solidariedade a Cuba, e por coerência ao meu amor por Cuba não podia faltar a este evento. Resolvi então contribuir com este meu dom que é a poesia”, declarou Mello, antes de declarar um dos seus poemas e ler uma mensagem enviada pelos cincos antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos aos participantes da Convenção.

A intervenção de Thiago de Mello não emocionou apenas pelas palavras ou poesias declamadas. O poeta entregou também ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, os direitos autorais de sua participação na Bienal do Livro do Amazonas, para que os recursos sejam utilizados na luta pela libertação dos cinco heróis cubanos presos nos EUA. Mello já havia repetido o gesto, de doação de direitos autorais para a causa, em outros momentos.

Representatividade

A abertura da convenção demonstrou o alcance que o movimento de solidariedade ao povo cubano tem no Brasil e na Bahia. O ato contou com a participação de representantes de entidades de vários estados, de vários partidos e segmentos do movimento social. Parlamentares, lideranças políticas e sociais, autoridades e secretários de Estado também compareceram à abertura. O governador da Bahia, Jaques Wagner, que este nos EUA, foi representado pelo secretário de Relações Internacionais, Fernando Schmidt, que levou uma mensagem do governador.

O evento contou também com uma delegação de Cuba, além da esposa de um dos cinco antiterroristas presos nos EUA e do embaixador de Cuba, Carlos Zamora, que agradeceu ao povo brasileiro pelo apoio que sempre prestou ao povo cubano durante todos estes anos de bloqueio econômico imposto pelos americanos à ilha caribenha. Destacou também o esforço conjunto dos dois países pela integração dos povos latino-americanos.

“Convenções como estas fortalece os valores mais nobres dos povos. São Convenções que mostram que solidariedade não tem dono. É dos povos, das nações, que se irmanam com o povo cubano, com sua luta, com sua revolução, com seu espírito solidário. Cuba provoca em todos os povos o sentimento de solidariedade, pois Cuba sempre foi solidária. Enquanto o imperialismo exporta armas e aviões para matar civis e favorecer ações contra estados soberanos, Cuba exporta médicos, professores e solidariedade, amizade, cooperação e fraternidade. Isso é uma referência para todos nós”, ressaltou a presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

O encontro prossegue até domingo com debates e apresentações culturais, no centro de Convenções da Bahia. “A Bahia recebe de braços abertos os companheiros de entidades que participam da 20ª Convenção de Solidariedade a Cuba. Acreditamos que este é um momento importante de fortalecimento da nossa luta, que busca avançar cada dia mais em nosso país”, disse Antonio Barreto, do Cebrapaz Bahia, na mensagem de boas vindas os participantes do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: