Nova pesquisa ratifica favoritismo de Hugo Chávez

4 jun

Do Portal Vermelho:

O presidente de Venezuela, Hugo Chávez, vantagem em 32 pontos percentuais ao candidato conservador com vistas às eleições de outubro próximo no estado Zulia, segundo os resultados de uma pesquisa divulgados hoje em Caracas.

De acordo com os resultados de uma pesquisa realizado pela pesquisadora Grupo Social de Investigação XXI (GIS XXI) nesse estado venezuelano, Chávez conta com a preferência de 58% do eleitorado para essas eleições, enquanto Henrique Capriles Radonski recebeu 26%.

Governado por Pablo Pérez, que competiu com Capriles pela candidatura presidencial para representar as forças opositoras, o estado Zulia rodeia o lago Maracaibo e é um dos principais polos de produção de petróleo do país.

Zulia é, ademais, um dos estados mais povoados, com 3,8 milhões de habitantes, e sua capital, Maracaibo, é a segunda cidade mais importante da Venezuela, só superada por Caracas.

A pesquisa de GIS XXI sugere, ademais, que 68% da população considera muito bom o desempenho geral do Presidente no último ano, enquanto 44% qualifica de muito mau o da oposição nesse mesmo período.

GIS XXI questionou também sobre o governador Pablo Pérez e sobre o principal líder do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) no estado, Francisco Arias Cárdenas, que também aspira a assumir o governo nas eleições regionais de 16 de dezembro próximo.

Segundo a pesquisadora, o dirigente socialista obteve 31% das preferências eleitorais, contra o 24% do atual dirigente estadual.

Na opinião de Jesse Chacón, presidente de GIS XXI, a queda nas pesquisas de Pablo Pérez obedece ao menos a quatro fatores, entre eles, o trabalho realizado até agora por Arias Cárdenas à frente do PSUV no estado.

Assinala, ademais, o fracasso de Pérez em suas aspirações de converter-se em candidato único da oposição nas eleições primárias de 12 de fevereiro, e o fato de que na tentativa descuidou seu gerenciamento como governador do estado.

Finalmente, os problemas nas relações de Pablo Pérez com a prefeita de Maracaibo, Eveling Trejo, esposa do ex-candidato presidencial e atualmente prófugo da justiça Manuel Rosales, que a gente o começa a sentir na ineficiência no gerenciamento governamental, disse Chacón.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: