“Perros: cães da América do Sul” traz fotografias de um continente ocupado pelos cães

6 jun

Uma exposição fotográfica que apresenta imagens de cães clicados em diferentes situações e países da América do Sul será exibida em Porto Alegre. “Perros: cães da América do Sul” é a primeira mostra da fotógrafa gaúcha Thais Brandão, e poderá ser conferida pelos amantes de fotografia (e de cachorros) entre 05 de junho e 05 de julho no espaço Pinacoteca Café (Rua da República, 409).

As 13 imagens que compõem a exposição são resultado de uma longa viagem de Thais Brandão pelo continente sul-americano empreendida em 2010. Foram sete meses como mochileira, tendo como objetivo conhecer melhor seu espaço e sua gente. Bióloga de formação, a presença constante e quase óbvia de cães em países como Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia não deixava de chamar sua atenção – a espécie animal não é nativa destas terras, embora assim já parecesse. A seleção de fotos expõe a naturalidade generalizada com que se encara a presença do cão e as diferentes relações entre o animal, o homem e o espaço na atualidade.

Serviço:

Exposição fotográfica Perros: Cães da América do Sul, de Thais Brandão

De 05 de junho a 05 de julho de 2012, diariamente a partir das 18h

Pincoteca Café (Rua da República, 409 – Cidade Baixa, Porto Alegre, RS)

Informações e contato de Thais Brandão:

http://thaisbrandao.photoshelter.com/

Perros: cães da América do Sul

Exposição de fotografias de Thais Brandão

A temporada já havia ido embora do litoral uruguaio e levado consigo os turistas. Os homens tentavam a pesca no mar, as mulheres se ocupavam dos afazeres domésticos e as crianças concentravam a atenção no quadro negro da escola municipal. Nas ensolaradas ruas, cães desfrutavam de vagabunda vida sob o céu azul correndo, virando latas, fuçando, brigando. A cena fazia a fotógrafa – bióloga de formação – se perguntar se não era um sutil e mágico mecanismo de dominação daqueles animais que fazia com que humanos tivessem uma rotina tão rigorosa para que seus cães pudessem gozar tamanha alegria e liberdade.

A viagem de Thais havia recém começado – mais sete meses e alguns milhares de quilômetros a aguardavam para atravessar Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. Depois de tamanho percurso mochileiro, ela começa a organizar uma seleção de fotos que pudesse representar a jornada. Lá estavam novamente os cães, roubando a cena nas mais representativas imagens. Terá sido o suposto mecanismo de dominação canino a operar mágica e sutilmente outra vez? Teorias conspiratórias à parte, é inegável que a espécie conseguiu se propagar com grande êxito por todo o continente. E são alguns exemplos dessa ocupação que você poderá encontrar nessas imagens.

Texto de Alexandre Lucchese

Anúncios

Uma resposta to ““Perros: cães da América do Sul” traz fotografias de um continente ocupado pelos cães”

  1. Rodrigo 22 de setembro de 2012 às 20:57 #

    Boa noite:

    Interessante tais ideias sobre tais EXPOSIÇÕES!
    Talvez assim até ajude em DOAÕES DE ANIMAIS… Onde até seria um INCENTIVO/COISA DO TIPO.
    Descobri o site por uma das gravuras acima_e senti um baita alívio quando VI QUE O TAL BICHO NÃO ESTAVA MORTO DENTRO DA TAL IGREJA! Já chega de tantos nessa situação…

    Abraço,
    Rodrigo Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: