Lançamento do livro Ao Pé do Muro traz Cesare Battisti a Porto Alegre

11 jun

Na próxima quarta – feira (13), o escritor e ex – ativista italiano, Cesari Battisti, estará em Porto Alegre para o lançamento do livro de sua autoria Ao Pé do Muro, às 19h, no Auditório da Casa dos Bancários, na Rua General Câmara, 424, Centro. O evento é uma promoção da Associação Cultural José Marti/RS e conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

A obra – escrita enquanto o autor esteve preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal – é uma publicação da Editora Martins Fontes e conta a história de Augusto, foragido internacional que vem para o Brasil em busca de proteção. Nela o protagonista observa o mundo tanto do lado de dentro quanto de fora dos muros da prisão, e suas reminiscências se mesclam aos relatos de outros detentos.

Cesare Battisti nasceu em Sermoneta, Itália, no ano de em 1954 e desde cedo se envolveu com os ideais marxistas. Filho de pai comunista e mãe católica iniciou sua militância pela extrema esquerda em 1968. Vinte anos depois foi condenado à prisão perpétua pela justiça de Milão. Em 1990 partiu para a França, onde o então governo vigente de Miterrand evitou sua extradição. A proteção francesa lhe permitiu viver no País por quinze anos, durante os quais iniciou sua trajetória literária. Com o fim do governo Miterrand, a França decretou sua extradição. Em 2007, Battisti fugiu novamente e foi preso no Rio de Janeiro, sendo transferido para Brasília, onde ficou detido até dezembro de 2010. Em 31 de dezembro deste mesmo ano, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva não concedeu sua extradição para a Itália, e em 2011, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela sua libertação.

Além de Ao pé do muro – que teve o primeiro lançamento em Porto Alegre durante o Fórum Social Temático, no último mês de janeiro – Cesare Battisti publicou pela Martins Fontes os livros Ser bambu (2010) e Minha fuga sem fim (2008).

Na quinta-feira (14) o livro terá lançamento em Pelotas, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal, Centro. E no dia 16 (sábado), no Município de Progresso, das 10 às 17h, no CTG Sinuelo da Amizade, na Av. Gramado, s/n, com a presença de cerca de 300 convidados da família Battisti no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: