Chávez: “senadores paraguaios pediram dinheiro em troca de entrada no Mercosul”

5 jul

Do Opera Mundi:

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira (05/07) que parte dos senadores paraguaios exigiu dinheiro em troca da aprovação da Venezuela no Mercosul. Falando na Assembleia Nacional venezuelana pela ocasião da independência do país, Chávez criticou o novo governo paraguaio, nomeado após a deposição do presidente Fernando Lugo.

“Senadores paraguaios exigiram dinheiro em troca da aprovação da entrada da Venezuela no. Mercosul. Por causa disso os mandei para o inferno”, afirmou o presidente venezuelano.

“Te invejo Nicolás [Maduro], os golpistas do Paraguai te consideraram persona no grata“, brincou Chávez, em referência à decisão de Assunção de semana passada, estendida ontem (04/07) para o embaixador venezuelano José Javier Arrúe de Pablo e todo o corpo diplomático.

Chávez lembrou o golpe de Estado em fevereiro de 2002. “Aqui aconteceu exatamente o mesmo que no Paraguai; agora no Paraguai os golpista são Lugo e Nicolás”.

Vídeo

O novo governo do Paraguai acusou o chanceler venezuelano de ter tentado reverter o processo político sofrido por Lugo. No vídeo divulgado por Assunção, editado, Maduro aparece em 22 de junho ao lado de membros das forças armadas paraguaias, pouco antes do processo de impeachment relâmpago que determinou a saída de Lugo da Presidência do país.

A ministra de Defesa do Paraguai, María Liz García, acusou Maduro de incentivar os militares a se rebelarem contra a cassação de Lugo. Porém, a rede TeleSur publicou na terça-feira a íntegra do vídeo. Nas imagens, Maduro não aparece sozinho com os militares, como havia insinuado o material editado e transmitido por uma televisão paraguaia. Ele estava acompanhado de seus pares da Unasul (União de Nações Sul-americanas). Além dos chanceleres dos países do bloco regional estava também no encontro o secretário-geral, Alí Rodríguez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: