Cuba comemora nesta quinta Dia da Rebeldia Nacional

26 jul

Do Portal Vermelho:

O povo cubano comemora nesta quinta-feira (26) o Dia da Rebeldia Nacional, como ficou conhecido o assalto a dois quartéis militares na região oriental em 1953 e que marcou o início da Revolução.

Como parte da jornada, o povo da região de Guantânamo, o território mais oriental do país caribenho, realiza de manhã um ato político em que participarão milhares de pessoas para homenagear aqueles que tomaram parte nas ações de 59 anos atrás.

Mais de uma centena de jovens protagonizaram uma ação militar no dia 26 de julho de 1953 contra o ditador Fulgencio Batista, cujo governo (1952-1959) foi responsável pela morte de cerca de 20 mil cubanos.

Encabeçados por Fidel Castro, que se tornou líder da Revolução cubana, o grupo atacou os quartéis Carlos Manuel de Céspedes (Bayamo) e Moncada (Santiago de Cuba), o segundo em importância na época, com o propósito de derrocar Batista.

Embora o fato ocorrido há 59 anos tenha sido uma derrota militar para os revolucionários, se converteu, na opinião de Fidel Castro e de historiadores, no motor que impulsionou a luta que se tornou vitoriosa cinco anos e meio depois.

O plano era arriscado, mas tinha como fundamento de êxito o fator surpresa. Os revolucionárias tinham por objetivo da ação tomar as fortalezas e distribuir as armas entre a população para promover um levante.

No Brasil ativistas solidários a Cuba realizarão uma panfletagem na região central de São Paulo, seguida de apresentação cultural na sede da Apeoesp (Sindicato dos Professores da Rede Pública).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: