Protocolado no Consulado do Paraguai em Porto Alegre manifesto de repúdio ao golpe e em defesa da democracia na AL

16 ago
Da Fundação José Marti, texto de Vania Mattos:
Na tarde desta quarta-feira (15), o Fórum em Defesa da Soberania da América Latina realizou ato de protesto em frente ao Consulado do Paraguai, em Porto Alegre.  Uma comissão formada por parlamentares, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil/RS, Rodrigo Bueno Prestes e demais representantes dos movimentos e entidades gaúchas entregou ao Vice – Cônsul, Humberto Rodriguez, um manifesto com centenas de assinaturas de repúdio ao golpe ocorrido naquele País.
Ao assinar o protocolo de recebimento Rodriguez comprometeu-se a encaminhar o documento para o atual presidente Federico Franco e às demais autoridades competentes do Paraguai.
O deputado e Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Raul Pont, ressaltou a Humberto Rodriguez que o ato foi organizado com a intenção de demonstrar indignação pelo golpe  sofrido pelo presidente Fernando Lugo e também para prestar solidariedade ao povo paraguaio. O Parlamentar destacou, ainda, a importância da integração latino-americana e os benefícios com a inclusão da Venezuela no MERCOSUL.
O Presidente Estadual do PC do B, deputado Raul Carrion lembrou ao diplomata as tentativas de golpe na América Latina ocorridas com o patrocínio imperialista, e alertou sobre a necessidade da união entre os países para enfrentar novas tentativas e restabelecer a democracia no Paraguai.
A deputada Ana Afonso (PT) destacou a grande presença de mulheres no ato e elogiou a contribuição e solidariedade que historicamente elas garantem às lutas pela justiça social. Ressaltou a importância da solidariedade internacional,  e lembrou  o quanto isso foi importante para a sua família que refugiou-se no Brasil para escapar da repressão golpista no Uruguai, seu país de origem.
Manifestaram-se, ainda, entre outros,  lideranças como o Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Marcos Muller; Antonio Lima, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados – MTD; Anderson Barreto, do Levante Popular da Juventude; Juberlei Barcelos, ex – presidente do SindBancários e Francisco Magalhães, da Central Única dos Trabalhadores. Aos discursos de repúdio ao golpe somaram-se os apelos em defesa de uma América Latina livre, unida e soberana. Muitos recordaram os golpes ocorridos em um passado recente e destacaram que a organização e manifestação sociais são fundamentais para evitar que se repitam.Os discursos foram divididos com as fortes manifestações de dezenas de militantes do Levante Popular da Juventude e do MTD, que protestaram por meio de cantos e místicas.
Também participaram do ato representantes da Juventude do PT; UJR. PCR; PCB; FENET; Movimento de Mulheres Olga Benário; ACJM/RS; Federação das Mulheres Gaúchas; Pontos de Cultura do RS, Instituto Cultural Árabe/Palestina, Clube de Cultura e demais militantes sociais.
Ao encerrar o ato o presidente da Associação Cultural José Marti RS, Ricardo Haesbaert, informou que o manifesto também será protocolado junto à Presidência da Assembleia Legislativa gaúcha, com o pedido para a realização de um novo evento de apoio ao povo paraguaio,com a presença de representantes da luta pela redemocratização naquele país.Haesbaert reforçou a necessidade de os movimentos sociais se manterem alertas e engajados em defesa da  soberania do Brasil e garantir solidariedade às lutas internacionais.
“É no exemplo internacionalista, solidário e soberano do povo cubano que nós, militantes da José Martí noa espelhamos. E é por este exemplo que hoje estamos aqui, denunciando um golpe e para apoiar a luta dos nossos irmãos paraguaios, pela democracia e pela autodeterminação dos povos”, concluiu.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: