ONG SOMOS lança livro e filme em Porto Alegre

6 set

Gabrielle de Paula, Jornalismo B

Na noite desta quarta-feira, a ONG Somos lançou um livro e o filme “Ontem”, no Café da Oca em Porto Alegre. O livro e o filme fazem parte do projeto Transviados da ONG, que oferece oficinas culturais para os jovens como teatro, cinema e dança.

Foto: Gabrielle de Paula / Jornalismo B

O livro “Transviados: deslocamentos em saúde na perspectiva da arte”, apresenta textos produzidos pelos jovens e fragmentos de entrevistas feitas com eles a respeito de arte e prevenção, tudo de uma forma alegre e descontraída. O filme, com a direção geral de Guilherme Ferreira, tem duração de dois minutos e meio, e o tema central é a liberdade: “Em dois minutos e meio, eles conseguiram refletir muita coisa”, afirma Erica Gonçalves, pesquisadora de Teorias da Informação e Comunicação e Sexualidade da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

No início do projeto as oficinas eram oferecidas apenas para jovens gays, mas com o sucesso das atividades os amigos dos participantes acabaram se interessando. Para Claudia Penalvo, uma das organizadoras do projeto, o sucesso se deve ao fato de que Porto Alegre não oferece nada com esse aspecto, que envolva cultura e arte para desenvolver a questão do cuidado com o sexo: “A ONG tem um papel importante na sociedade, porque ela traz questões que nem o Estado, nem a escola, nem a família vão trazer”.

Ao final da exibição, muitos aplausos e um “Adorei!” de Marina Reidel, educadora e primeira transexual a fazer mestrado na UFRGS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: