Começa terceira edição do CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual

13 out

Da ONG SOMOS:

Acontece na próxima semana (de 16 a 21 de outubro), em Porto Alegre, a terceira edição do CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual. O evento é uma co-realização da ONG SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade e da produtora de cinema Avante Filmes.

Construído este ano através de uma rede colaborativa e de forma independente, o CLOSE tem como objetivo valorizar e promover o debate sobre a diversidade da sexualidade humana e do cinema como meio de transformação social, política e cultural, e busca fomentar a circulação e a difusão de produções audiovisuais nacionais e internacionais, compreendendo a potência das redes enquanto meios de ação e articulação social.

A Mostra Panorama foi construída através de uma rede de cineastas ao redor do mundo, que indicaram outras obras e diretores para integrarem o festival. Com formato diversificado, com produções expoentes do cinema queer e independente, a mostra tem como destaque os nacionais “Tudo o que Deus Criou”, de André da Costa Pinto, com Guta Stresser, Letícia Spiller, Paulo Vespúcio e Maria Gladys, além de atores paraibanos, e “As Filhas da Chiquita” de Priscilla Brasil, documentário que narra o encontro da maior marcha gay da Amazônia, com o bicentenário Círio de Nazaré. Contaremos também com “Aqueles Dois”, longa gaúcho de Sérgio Amon, baseado no conto de Caio Fernando Abreu.

Entre os internacionais, se destacam a estreia no Brasil de “Mary Marie”, primeiro filme da diretora Alexandra Roxo, que tem tons autobiográficos; “The Children of Srikandi”, documentário indonésio que é o primeiro a discutir lesbianidade no país com a maior população muçulmana do mundo; “Reincarnate”, polêmico longa tailandês, inédito no Brasil, que quebra os dogmas impostos pela ditadura na Tailândia. Dirigido por Thunska Pansittivorakul, contou com o envolvimento do aclamado Apichatpong Weerasethakul; e “Otto; Or, Up With Dead People”, do polêmico Bruce La Bruce, que utiliza zumbis como metáforas para discutir política e sexualidade de forma descontraída e eficiente.

As sessões acontecem de 16 a 21 de outubro, no CineBancários e na Sala Norberto Lubisco da Casa de Cultura Mario Quintana, sempre com entrada franca. Os dez curtas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva serão exibidos em duas sessões, na sexta (19) e no sábado (20), a partir das 17h30, no CineBancários. O encerramento e a cerimônia de premiação acontecem no domingo, às 21h, no CineBancários.

Confira a programação completa através do link abaixo:
http://www.somos.org.br/Close2012/?page_id=81

E a ficha técnica de todos os filmes exibidos no festival:
http://www.somos.org.br/Close2012/?page_id=22

Para mais informações:
SOMOS: (51) 3233-8423 (das 14h às 18h)
Avante Filmes: (51) 3029-3391 (das 14h às 18h)
close@somos.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: