Estudantes da UFRGS realizam manifestação por mais segurança nos campi

26 out

Do site do DCE / UFRGS

Estudantes da UFRGS realizaram no dia 25 de outubro, no Campus do Vale, uma mobilização por mais segurança nos campi e por nenhuma violência contra a mulher. O DCE, juntamente com o CEB (Conselho de Entidades de Base), APG (Associação de Pós-Graduandos) e Assufrgs (Associação dos Servidores) chamaram o ato para manifestar suas reivindicações por medidas como a criação de um Fórum de Política de Segurança da UFRGS, mais iluminação e revitalização dos campi e atividades de extensão para comunidade em geral.

Os estudantes caminharam até o Restaurante Universitário com cartazes e palavras de ordem como: “O Reitoria, que palhaçada, estupro não é piada”  e “camburão é não é para aluno não”, em resposta à ação da Administração Central da UFRGS que anunciou hoje “parceria” com a Brigada Militar, no campus. Após, seguiram até o Colégio de Aplicação e ao canteiro central da Avenida Bento Gonçalves, em frente à entrada da Universidade, onde, ao final, fixaram seus cartazes nos muros.

A posição do DCE é contrária à ação da Brigada Militar dentro do Campus, uma vez que experiências, como na USP (Universidade de São Paulo), mostram que a Polícia utiliza-se de seu aparato para reprimir de forma ostensiva manifestações públicas estudantis (o que já acontece hoje na UFRGS por parte mesmo da Reitoria, como nas mobilizações do Parque Tecnológico, pela aprovação do sistema de cotas, pela Paridade) e como ferramenta de “controle político”, principalmente contra aqueles que discordam do posicionamento da Reitoria e colocam em xeque a “ordem” da Universidade. Acreditamos ser importante uma segurança universitária (segurança federal) qualificada, para combater a criminalidade, proteger os estudantes, não reprimindo de nenhuma forma os estudantes. A garantia da liberdade de expressão e da cidadania dentro dos campi é fundamental para nós.

Haverá uma reunião do movimento no dia 29 de outubro, segunda-feira, às 17h, no Centro Acadêmico dos Estudantes da Geologia (CAEG).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: