No Dia da Democracia, manifestação “suicidados da democracia” ocupa praça de Porto Alegre

26 out

Gabrielle de Paula (fotos de Yamini Benites)

Nesta quinta-feira 25 de outubro, o Dia da Democracia foi marcado por manifestações no centro de Porto Alegre. Intitulado como “Suicidados da Democracia” o ato performáticoperformático ocorreu em frente à Prefeitura, na Praça Montevidéu, com ativistas simulando enforcamentos.

O dia também foi para lembrar a morte do jornalista Vladimir Herzog durante o Regime Militar, que foi encontrado morto nesta mesma data em 1975. Na ocasião, os militares alegaram que Herzog cometeu suicídio, contudo, é consenso da sociedade que ele foi “suicidado” devido a inacreditável imagem veiculada de Vlado enforcado no DOI-CODI. Aliás, esta foi a ideia propulsora do movimento de hoje. Para Pedro Lunaris, mestrando de Psicologia Social, “é bem interessante o Dia da Democracia ser no mesmo dia da morte de Herzog”, motivando assim o questionamento se de fato, vivemos em uma democracia real.

A discussão acerca da democracia engloba os diversos tipos de opressões que o cidadão brasileiro ainda sofre em seu cotidiano, como a forte repressão policial evidenciada nas últimas manifestações na cidade: “Quem é o vândalo, quem é o oprimido?” questiona a fotógrafa Renata Ibis. Opressões que a grande mídia e o Estado não exploram, “apenas criam rótulos para quem se manifesta, rótulos suficientes para que as pessoas deixem de serem escutadas”, afirma Lunaris.

Os “Suicidados da Democracia” também lembraram do genocídio Guarani Kaiowá, que vem ocorrendo no Mato Grosso do Sul, e distribuíram para as pessoas panfletos com a carta manifesto dos índios, juntamente como uma explicação de quem foi Vladimir Herzog e qual o significado do dia 25 de outubro. Contra todas as formas de enforcamento, os manifestantes afirmam que tomarão as praças e as ruas: “A ideia é chocar visualmente as pessoas, para que elas se questionem se realmente vivemos em uma democracia”, afirma a estudante Camila Bittencurt.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: