Marcha em defesa da Palestina reúne milhares em Porto Alegre

29 nov

Gabrielle de Paula, Jornalismo B

Fotos: Bernardo Jardim, Sul 21

Nesta quinta-feira em que a Autoridade Palestina foi reconhecida pela ONU, Porto Alegre foi palco de uma bela manifestação onde milhares de pessoas marcharam por uma Palestina livre. Momentos antes do anúncio da ONU, o ato de abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre contou com a participação de pessoas de vários lugares do mundo, inclusive de autoridades palestinas.

Por volta das cinco da tarde, representantes das centrais sindicais, de dezenas de movimentos sociais e figuras políticas concentraram-se no Largo Glênio Peres, de onde a marcha partiu em direção à Usina do Gasômetro. Para a carioca Mara Vieira os gaúchos devem se orgulhar de sediar o Fórum: “Estamos aqui manifestando o desejo dos brasileiros pela paz e pela liberdade dos palestinos, e Porto Alegre tem a missão de transmitir esse grito para o mundo”.

Embora o evento tenha grande importância pelo contexto de conflitos que vem ocorrendo entre Israel e Palestina, a mídia local não tem dado grande repercussão a ele. Nos últimos dias, o Fórum foi motivo de muitas polêmicas devido a pressões da comunidade sionista sobre alguns apoiadores que acabaram cancelando suas participações nas atividades.

Mesmo assim, a passeata desta quinta contribuiu para comunicar aos gaúchos que existe uma grande mobilização. Mobilização para que os ataques covardes de Israel à população civil palestina cessem imediatamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: