Juventude do PT realiza debate sobre prostituição em Porto Alegre

8 mar

Gabrielle de Paula, Jornalismo B

Na noite de quinta-feira, véspera do Dia Internacional da Mulher, a Juventude do PT promoveu um debate acerca da regulamentação da prostituição. O debate aconteceu na sede do partido, em Porto Alegre.

Estiveram presentes na mesa a diretora do Departamento de Violência contra Mulher da Secretaria Estadual de Políticas para Mulher, Iara Regina; a representante do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade da UFRGS, Raquel Silveira; Ana Malavolta, da Marcha Mundial das Mulheres; Evelize Gonçalves, da Secretaria de Mulheres do PT; e Juliana de Souza, secretária da Juventude do PT.

O projeto de lei Gabriela Leite, do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que prevê a regulamentação da profissão das prostitutas, foi considerado frágil pelas debatedoras, pois não conceitua claramente o que é exploração. Os discursos sempre destacaram a falta de preocupação do projeto com as prostitutas, já que nos seis artigos não são mencionadas as trabalhadoras. A principal preocupação nas falas, é o texto encarar o explorador como empreendedor. Muitas justificam que a proximidade da Copa do Mundo estaria acelerando o processo de legalização das casas de prostituição. Para Ana Malavolta, da Marcha Mundial de Mulheres, o que está se fazendo é “transformar o corpo da mulher em mercadoria que pode ser comercializada”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: