Manifestantes voltam às ruas de Porto Alegre, comemoram conquista e prometem mais

4 abr

IMG_5402

Texto e fotos: Alexandre Haubrich

Cerca de três mil pessoas enfrentaram a forte chuva que caiu sobre Porto Alegre para, na noite desta quinta-feira, comemorar a liminar que cancelou provisoriamente o aumento das passagens do transporte coletivo e garantir que a luta irá continuar.

Muita chuva caiu de cima e muita água rolou por baixo dos manifestantes, passando direto por bueiros entupidos e até por um rato assustado no meio da multidão. Se a quantidade de pessoas e de cartazes se reduziu por conta do temporal, o ânimo aumentou. Ânimo para enfrentar a chuva e o vento, mas também ânimo atiçado pelo anúncio feito momentos antes do início da caminhada de que os vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna (PSOL) conseguiram uma liminar revogando o aumento. O vice-prefeito Sebastião Mello já disse que a passagem deve voltar a R$ 2,85 em até 24 horas.

A caminhada de duas horas fez um trajeto semelhante ao da última segunda-feira, mas não passou pelo Túnel da Conceição, cortando a Júlio de Castilhos antes de chegar ao seu final e seguindo até a Borges de Medeiros. Os cânticos dos últimos protestos voltaram a aparecer: “O povo na rua, Fortunati, a culpa é tua”, “Se a passagem aumentar Porto Alegre vai parar”, “Quem não pula quer aumento”, “O povo não esquece! Abaixo a RBS”. O carro de som prometeu: “Vamos seguir até a passagem baixar para R$ 2,60!”.

Os manifestantes ainda foram até a frente da sede do jornal Zero Hora, que desde o início condenou os protestos. Também pararam em frente à sede da EPTC.

Os rojões de segunda-feira, vaiados pela maioria dos presentes, não se repetiram. As pichações no viaduto da Borges, sim. As bandeiras anarquistas, vermelhas e negras, estavam em grande número, enquanto pouco apareceram, dessa vez, as bandeiras dos partidos políticos que apoiam e participam da luta.

A unidade dentro da diversidade foi mais uma vez reforçada, e o intenso fim do protesto, com palavras de ordem chamado às ruas e à continuidade das manifestações, mostrou que o legado dessa série de manifestações vai muito além da aparente vitória sobre a Prefeitura na questão das passagens. “Até a Copa do Mundo vamos continuar indo às ruas todas as vezes em que ameaçarem nossos direitos”, bradou o carro de som.

IMG_5396

IMG_5391

IMG_5404
IMG_5392

IMG_5411

IMG_5413

IMG_5415

Anúncios

Uma resposta to “Manifestantes voltam às ruas de Porto Alegre, comemoram conquista e prometem mais”

  1. Aroudo 5 de abril de 2013 às 00:52 #

    Isso é muito importante! Força, vocês são o exemplo do que o Brasil precisa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: