Ato em Porto Alegre lembra o Dia do Trabalhador

1 maio

Texto e fotos: Bruna Andrade / Jornalismo B

DSCF1298

Na manhã deste 1º de maio centenas de trabalhadores e trabalhadoras se reuniram em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, para realizar o Ato Internacional Classista e Independente de Governos e Patrões. A manifestação pelo Dia do Trabalhador reuniu sindicatos, centrais sindicais e partidos políticos, entre outras organizações.

Os trabalhadores não se reuniram para comemorar, mas para lembrar os caídos em maio de 1886 em Chicago, Estados Unidos, durante o movimento grevista que reivindicava a redução da jornada de trabalho de 8h diárias, além de colocar em pauta as suas próprias demandas. Os trabalhadores da Educação lembraram que estão há 852 dias sem receber o piso salarial da categoria, trabalhadores da saúde criticaram as terceirizações nos hospitais públicos, servidores do judiciário gaúcho reivindicaram melhores salários e maior valorização no local de trabalho. Durante o ato os trabalhadores ainda criticaram a “falta de combatividade” da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O dia 1º de maio foi adotado pela Segunda Internacional Socialista como dia de luta pela jornada de trabalho máxima de 8h em 1889. No Brasil a data foi consolidada como Dia do Trabalhador e passou a ser feriado nacional, em 1924, por decreto do presidente Artur Bernardes.

DSCF1269

DSCF1272

DSCF1274

DSCF1279
DSCF1281

DSCF1299

Fotos abaixo: Alexandre Haubrich / Jornalismo B

DSCF1303

DSCF1310

DSCF1323

DSCF1328

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: