Encontro em Porto Alegre debate solidariedade a Cuba

9 jun

Texto: Alexandre Haubrich, Jornalismo B

Fotos: Bruna Andrade, Jornalismo B

IMG_5756

Como preparação para a Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba e para ouvir a consulesa cubana Ivete Martinez, quase cem pessoas enfrentaram a neblina da manhã de sábado em Porto Alegre e estiveram na Convenção Estadual, no AFOCEFE-Sindicato. Na mesa, acompanhando a consulesa, estiveram ainda o ex-governador Olívio Dutra (PT), o economista e assessor do deputado Raul Pont (PT), Ubiratan de Souza, a diretora do Núcleo de Economia Solidária, Nelsa Nespolo, e a vereadora Jussara Cony (PCdoB). A mesa foi conduzida pelo presidente da Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul (ACJM-RS), organizadora do encontro, Ricardo Haesbaert.

Jussara foi a primeira a falar, e destacou a importância das lutas anti-imperialistas, ressaltando o papel de Lula e Dilma. “Cuba é um farol”, afirmou.

Nelsa falou em seguida, e, como representante também do governo do Estado, falou sobre as crescentes parcerias entre os governos gaúcho e cubano, ressaltando a experiência mais recente, com a vinda de dez agricultores cubanos para trocas de experiências em economia solidária.

O ex-governador Olívio Dutra foi o participante mais celebrado e aplaudido durante toda a Convenção. Olívio lembrou histórias das duas vezes em que esteve em Cuba, a primeira delas ainda como líder sindical, falando sobre problemas e soluções com que se deparou na ilha. Sobre a luta pela construção de solidariedade a Cuba, opinou: “Se o povo brasileiro tivesse mais informações estaria reforçada esta luta”.

A consulesa de Cuba Ivete Martinez fez uma exposição didática, repassando alguns dos temas mais importantes para entender a sociedade cubana atual. Falou sobre o bloqueio econômico, as atualizações na economia do país e a importância da solidariedade internacional, não deixando de lembrar o grande herói nacional, José Martí. Ivete ainda teve uma segunda fala, ao final do encontro, na qual lembrou os Cinco Heróis cubanos, antiterroristas presos nos Estados Unidos, e lamentou a pouca informação que circula sobre o assunto.

Ubiratan de Souza foi o último a falar, e fez um relato sobre sua última ida a Cuba, da qual acaba de voltar. Apresentou a visão que teve a respeito das atualizações do modelo econômico. Segundo a análise de Ubiratan, “Cuba pulou uma etapa, foi direto do capitalismo para o comunismo”, e isso gerou dificuldades posteriores: “O que está sendo feito é uma atualização do socialismo”, disse.

Já no início da tarde, após diversas manifestações da plateia, o presidente da ACJM fez a leitura da carta final do encontro, antes de a jornalista Vânia Mattos apresentar o novo site da Associação.

A Convenção foi encerrada com uma apresentação cultural, a cargo do músico Ciro Ferreira, que cantou músicas próprias e de outros compositores históricos da música folclórica latino-americana.

Ciro despediu-se dos presentes ao som das palavras de Silvio Rodríguez:

He estado al alcance de todos los bolsillos,

Porque no cuesta nada mirarse para dentro.

He estado al alcance de todas las manos

Que han querido tocar mi mano amigamente.

IMG_5623

IMG_5625

IMG_5631

IMG_5649

IMG_5655

IMG_5658

IMG_5691

IMG_5695

IMG_5699

IMG_5709

IMG_5712

IMG_5720

IMG_5723

IMG_5727

IMG_5730

IMG_5732

IMG_5737

IMG_5670

IMG_5669

IMG_5683

Anúncios

5 Respostas to “Encontro em Porto Alegre debate solidariedade a Cuba”

  1. Paulo Robertoi Tiecher de Jesus 9 de junho de 2013 às 16:11 #

    aÍ Alexandre, gostaria de saber se vc tem a foto onde eu fuiz uma Intervenção na VIII Convenção de Solidariedade à Cuba, que ocorreu ontem, dia 08 de junho de 2003…vi que tem de vários, porém não vi a minha, entendo e espero que tenha sido mero e fugaz equecimento????? Abraços e Saudações de Luta, Sempre……OBSERVAÇÃO: não sou petista, sou militante e filiado ao PCR, porém entendo que a SOLIDARiEDADE À CUBA, não é Privilégio ou Apanágio do PT e sim obra de Todos os Partidos Politicos que tem na defesa e constrrução do COMUNISMO, a Bandeira da Defesa da Revolução Cubana…..

    • Alexandre Haubrich 9 de junho de 2013 às 21:18 #

      Paulo, tiramos muitas fotos da Convenção, publicamos apenas algumas delas.
      O Jornalismo B não mantém nenhuma vinculação partidária, e toda manifestação de solidariedade a Cuba será sempre tratada de forma igual nesse espaço, independente do partido político da qual provenha.

      • Paulo Robertoi Tiecher de Jesus 9 de junho de 2013 às 23:15 #

        mera coincidência TODAS que foram publicadas serem Somente de Pessoas Vinculadas ao PT, tirando a do Baumann…que coincidência, né???? e eu passo, a partir deste momento, a ACREDITAR em Papai Noel, no Coelho da Páscoa,. que o Sargento Garcia vai Prender o Zorro, que Jesus Cristo vai voltar e nos redimir de todos os pecados e que a Sexta-Feira Santa vai Cair no Domingo de páscoa……Obrigado por me Fazer ACREDITAR nisso, valeu demais…….
        e engraçado, a minha foto não saiu, e olhe que falei antes de muita gente que saiu, se não me falha a memória fui o segundo ou o terceiro, falei qdo o Olivio Dutra saiu e foi embora, e depois e mim vieram maderia, baumann, edson, bolivar e outros, que emblemático isso , não?????…ah, já sei, vai ver que eu não estava lá, estou sonhando que falei na Convenção de Cuba, em Porto Alegre, no último sábado?????? SAUDAÇÕES COMUNISTAS E SEMPRE NA LUTA POR CUBA, QUE É UMA LUTA DE TODOS OS POVOS E PARTIDOS DITOS DE ESQUERDA DO MUNDO ….DE TODOSSSSSSSSSSSSSSS!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Declaración final de la VIII Convención Gaucha de Solidaridad con Cuba | El blog de La Polilla Cubana - 11 de junho de 2013

    […] Sobre la VIII Convención Estadual de Solidaridad con Cuba, más fotos y videos en Jornalismo B […]

  2. Declaración final de la VIII Convención Gaucha de Solidaridad con Cuba. | la koladita - 11 de junho de 2013

    […] Sobre la VIII Convención Estadual de Solidaridad con Cuba, más fotos y videos en Jornalismo B […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: