Cobertura dos protestos pelo Brasil – 20/6

20 jun

23h – DEPOIS DE 6 HORAS ININTERRUPTAS ESTAMOS ENCERRANDO A COBERTURA AO VIVO DOS PROTESTOS PELO BRASIL. NOVAS INFORMAÇÕES E ANÁLISES A QUALQUER MOMENTO AQUI, NO HTTP://JORNALISMOB.COM, NO HTTP://TWITTER.COM/JORNALISMOB E NO HTTP://FACEBOOK.COM/JORNALISMOB.

22h57 – Porto Alegre – manifestantes que estavam em frente à prefeitura foram dispersados e correm pelo Centro. O confronto se espalha pela região, em focos específicos.

22h53 – Porto Alegre – Douglas Freitas – Chegou o ônibus com os presos. Agora todo mundo quebrando calçada pra investir contra o Choque e liberar os caras. Barricadas na esquina democrática.

Foto: Douglas Freitas

Foto: Douglas Freitas

22h50 – Porto Alegre – Vários e recorrentes confrontos pelo Centro da cidade. Na Prefeitura um grupo de manifestantes segue parado em frente a policiais militares.

22h47 – Porto Alegre – Confronto e bombas de lado a lado na esquina da Sete de Setembro com a Borges de Medeiros.

22h42 – Porto Alegre – Gustavo Ventura – Batalha campal na esquina democrática agora!

22h34 – Porto Alegre – Centro sendo cercado pela Brigada Militar. Prefeitura cercada por manifestantes, parados de frente para a BM, como na Turquia.

22h31 – Rio de Janeiro – Informações dão conta de que confronto continua. Estudantes encurralados no prédio de Filosofia da UFRJ.

22h28 – Brasília – Confrontos em frente ao Itamaraty, muita fumaça e boa parte dos manifestantes vai indo embora.

22h26 – São Paulo – Informação de que durante o protesto foi queimada bandeira do movimento negro.

22h23 – Pelotas – Revista Voto – 15 mil pessoas, nenhum incidente grave.

22h20 – Porto Alegre – Enquanto muitos manifestantes se concentram em frente à Prefeitura, há pontos de confronto. Adriano Santos informa que há confronto na Faculdade de Direito da UFRGS.

22h14 – Porto Alegre – Adeli Sell – Acabaram de invadir e destruir a sede do PT de Porto Alegre, na Avenida João Pessoa, 785.

22h – Porto Alegre – Manifestantes frente a frente com a Brigada Militar ao lado do Mercado Público, de frente para o lado da Prefeitura. BM faz um cordão no acesso à praça. Outro grupo perto da Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, sede do governo do Estado.

21h55 – Porto Alegre – Kauê Menezes – Duas fotos com segundos de diferença no momento em que a Brigada Militar chegou na Borges de Medeiros, há pouco.

borges

Foto: Kauê Menezes

borges 2

Foto: Kauê Menezes

21h53 – Brasília – Vários focos de incêndio na região do Itamaraty.

21h47 – Porto Alegre – Parte dos manifestantes sobe a Borges de Medeiros de volta à Prefeitura. Em um edifício é projetada a imagem de Guy Fawkes.

Foto: Alexandre Haubrich / Jornalismo B

Foto: Alexandre Haubrich / Jornalismo B

21h38 – Ribeirão Preto – Manifestante morreu atropelado por carro que tentou furar bloqueio.

21h34 – Porto Alegre – Manifestantes invadem agência do Banrisul.

21h26 – Porto Alegre – Adriano Santos – População revoltada com BM. Em pouco tempo vai haver concentração na frente da prefeitura e depois Praça da Matriz. Ações anularam gesto democrático do governador hoje a tarde. Não sou eu que estou dizendo. São os adolescentes aqui do meu lado, lacrimejando do gás.

21h24 – Parece que a situação começa a se acalmar pelo Brasil, ainda com alguns focos de confronto.

21h16 – Porto Alegre – Dois grupos nesse momento por Porto Alegre. Um deles se dirige ao Centro depois de ter subido a Lima e Silva. O outro, na João Pessoa, monta um cordão frente a frente com outro cordão com centenas de policiais militares que nesse momento jogam bombas.

IMG_0285

21h12 – Porto Alegre – Kauê Menezes – Casa do Estudante da UFRGS apoia protesto.

Foto: Kauê Menezes

Foto: Kauê Menezes

21h08 – Porto Alegre – Nesse exato momento uma multidão deixa a Lima e Silva em direção ao Centro e sobe a Marechal Floriano Peixoto, aos gritos de “quem apoia pisca a luz”. Muitos apartamentos respondem.

20h54 – Rio Grande – Fernanda Castillo – Está tudo tranquilo, a manifestação foi pacifica. Não aconteceram confrontos entre manifestantes e outras forças, inclusive as da empresa de transporte coletivo do município: as linhas foram alteradas, embora os horários tenham sido mantidos, acredito que inclusive a linha recolhe foi mantida. A manifestação não terminou, está se deslocando do centro.

20h36 – Porto Alegre – Brigada Militar dispersou multidão que rumava até a sede do Grupo RBS. Parte segue levando bombas, na João Pessoa. Outra parte, bem menor, quebra tudo na Azenha sem qualquer policiamento. Informação da João Pessoa é da Claudia Favaro.

ReproduçãoTVCom

20h32 – Porto Alegre – Muitas bombas perto da sede do Grupo RBS, para onde manifestação se dirigia, Choque avança e tenta tocar multidão de volta, para fora da Ipiranga.

20h30 – Brasília – Manifestantes avançam em direção ao Itamaraty, jogam objetos contra o prédio, e polícia acaba de reagir.

20h27 – Porto Alegre – Não param de estourar bombas em frente ao Grupo RBS, em Porto Alegre. BM defende a sede de fato do governo do RS.

20h24 – Rio Grande do Sul – Mais de mil pessoas em pelo menos 10 cidades do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre informação oficial é de 20 mil, mas relatos são de pelo menos 30 mil.

20h18 – Porto Alegre – Manifestantes avançam, Brigada Militar joga bombas, manifestantes recuam e voltam. Confronto acontece com BM entrincheirada em frente ao Grupo RBS.

20h13 – Rio de Janeiro – Brasil 247 – Repórter da Globo News atingido pela Polícia Militar com bala de borracha na testa.

globonews

Reprodução Brasil 247

20h04 – Porto Alegre – Novamente a Brigada Militar protege o Grupo RBS, manifestantes jogam pedras e polícia responde com gás lacrimogênio Manifestantes se aproximam cada vez mais da RBS.

20h02 – Porto Alegre – Grande parte da manifestação ainda na João Pessoa, mas uma parte já está na Ipiranga, onde uma grande quantidade de policiais protege o Grupo RBS novamente.

19h55 – Após incêndio em carro do SBT, jornalistas da Globo e emissora defendem grande mídia. Bonner: “O trabalho da imprensa é justamente o de dar voz aos manifestantes”

19h50 – Rio de Janeiro – Carro do SBT incendiado.

Reprodução TV Globo

19h42 – Porto Alegre – Manifestantes devem ir mesmo para o Grupo RBS, segundo informa ao Jornalismo B Claudia Favaro. Relata pelo menos 30 mil nas ruas.

19h39 – Porto Alegre – Na João Pessoa com a Venâncio Aires multidão segue caminhando. Alguns fogos de artifício parecem sair de prédios.

19h35 – Coberturas reacionárias e criminalizadoras na Record, Globo e TV Com (Grupo RBS).

19h31 – Porto Alegre – Adriano Santos – Massa ocupa avenida João Pessoa. Sem dúvida beeeem maior que segunda-feira.

Foto: Adriano Santos

Foto: Adriano Santos

19h31 – Belém – Revista Voto – Manifestantes tentam agora invadir prefeitura em Belém, no Pará.

19h30 – Florianópolis – Revista Voto – Comando da PM estima em cerca de 20 mil manifestantes pela ruas de Florianópolis.

19h27 – São Paulo – Alceu Castilho – Militantes de partidos estão levando soco em São Paulo. PosTV está narrando, ao vivo. Uma entrevistada levou soco de um careca.

19h24 – Porto Alegre – Adriano Santos – Todos em direção a avenida João Pessoa. Hora de uma certa empresa de comunicação iniciar seu plano de cotingências: luz apagada e telefonema para a BM.

19h20 – Porto Alegre – Multidão toma o Túnel da Conceição

Foto: Douglas Freitas

Foto: Douglas Freitas

19h17 – Porto Alegre – Douglas Freitas – Duas marchas. Uma subindo a Borges e outra com milhares de pessoas entrando no Túnel da Conceição agora. Loucura!

1039838_519169474799290_1653931457_o

Foto: Douglas Freitas

19h15 – Rio de Janeiro – Confronto aberto, PM usa bombas, balas de borracha e avançam com carro blindado.

19h13 – Rio de Janeiro – Duas fogueiras acesas na Presidente Vargas, e na Prefeitura chegou a faltar luz.

19h08 – Rio de Janeiro – Muitas bombas de gás lacrimogênio. Segundo Globo News confusão começou com um homem alterado que brigou com outros manifestantes, então a cavalaria partiu para cima.

19h05 – Porto Alegre – Adriano Santos – Prédio tem iluminação chamando à luta.

Foto: Adriano Santos

Foto: Adriano Santos

19h03 – Brasília – Clima tenso, algumas coisas voam contra os policiais, enquanto outros manifestantes pedem calma. Informação da Globo News é de que Dilma está no Palácio.

19h00 – Rio de Janeiro – Enfrentamento entre Polícia Militar, com cavalaria, e manifestantes, que se espalham em um espaço grande.

18h59 – Porto Alegre – Manifestantes se dividiram em três grupos, BM fala em 10 mil participantes.

18h56 – Porto Alegre – Adriano Santos – Marcha sobe pela Avenida Borges neste momento. “Hey, Pelé vai tomar no cu”. Parece que há outra frente. Mas não dá pra saber por onde vai.

18h53 – Porto Alegre – Cobertura da TV Com (Grupo RBS) absolutamente fora da realidade, com comentários de Humberto Trezzi, pensando apenas o lado da polícia. Não pode sair da redação, não pode ir para o chão, e talvez por isso não entenda o movimento. Se pisar na rua é linchado.

18h37 – São Paulo – Lino Bocchini – Tava na Paulista agora. Depois de ver militantes do PCO serem chamados de “oportunistas” aos berros por adolescentes de verde e amarelo e de encontrar com dois amigos fugindo do miolo da passeata, perguntando “onde tá o povo da esquerda”, consegui chegar à frente da massa. Uns 10 metros na frente da tradicional faixa abre-alas do MPL, que abre todas as manifestações do movimento, dois homens levavam uma faixa identificada como sendo do Revoltados-online, pedindo a prisão do Lula. Mais um pouco à frente dessa havia outra faixa, de teor semelhante (foto) porém sem assinatura de grupo algum. Eu estava identificado como imprensa, de crachá, e tentei entrevistar filmando com o celular um dos caras (o de amarelo à esquerda, que andava se escondendo atrás do pano o tempo todo). Ele se irritou, se escondeu mais ainda e, como insisti em saber de que entidade ele era, tentou tomar o telefone da minha mão, me empurrou e gritou “aqui é São Paulo, porra!”. Voltei pra redação.

1025603_10151531039577449_763940528_o

Foto: Lino Bocchini

18h35 – Rio de Janeiro – Enquanto muitos ainda caminham pela Av. Presidente Vargas, há início de confronto em frente à Prefeitura.

18h32 – São Paulo – Raphael Tsavkko – Até pedidos pra baixar impostos nos cartazes… Esse povo sabe q o MPL reivindica imposto pra  pagar transporte? Triste

18h30 – Rio de Janeiro – Helicóptero da Globo News mostra pequenos focos de confronto, que, segundo o repórter, volta e meia tem acontecido.

18h24 – Brasília – Pátio e espelho d’água em frente ao Congresso tomados pelo protesto. Muito policiamento por todos os lados.

18h21 – Rio de Janeiro – Nádia Lapa (@nadialapa) – Segundo organização, 700 mil nas ruas do Rio de Janeiro.

18h17 – Santa Maria – Trançarua – Neste momento: o inverno é iminente, o frio e a chuva, intensos, mas nada disso faz calar mais de 3 mil vozes que marcham pelas ruas centrais de Santa Maria.

Foto: Trançarua

Foto: Trançarua

18h15 – Brasília – Greenpeace Brasil – Em Brasília já tem pelo menos 20 mil pessoas participando da manifestação e esse número só tende a aumentar.

18h10 – São Paulo – Mídia Ninja – Milhares de pessoas ocupam a Av. Paulista na saída do sétimo grande ato contra o aumento da tarifa no transporte coletivo de São Paulo.

Foto: Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

18h08 – São Paulo – Mídia Ninja transmitindo, através da #PósTV, manifestação em São Paulo – http://bit.ly/PosTVSP20J

18h06 – São Paulo – Raphael Tsavkko – Tem MUITO cartaz #classemediasofre, lamentável… Os “contra corrupção” em peso.

18h04 – São Paulo – Vários relatos de hostilidades e tensão entre os “com partido” e os “sem partido”.

18h01 – Porto Alegre – Marco Weissheimer – No centro de Porto Alegre, camelôs vendem guarda-chuvas e camisetas pretas e brancas só com a inscrição: “Vem pra rua!”

17h56 – Brasília – Milhares de pessoas em frente ao Palácio do Planalto. Segundo a Globo News houve início de confronto com a polícia.

17h54 – Porto Alegre – Adriano Santos – Mais de mil agora!

1026149_10200898893927562_2050315932_o

17h44 – Porto Alegre – Rolf Fürstenau – Frente da Prefeitura tomada mesmo com chuva e meia-hora antes do combinado. Vi chegarem uns 5 camburões e uns 5 ônibus da Brigada. No meio do povo, alguns brigadianos simpáticos estão distribuindo um panfleto tentando diminuir a revolta dos manifestantes com relação à BM.

Foto: Rolf Fürstenau

Foto: Rolf Fürstenau

17h42 – Adriano Santos – Público segue aumentando o público. Provavel que mais de mil pessoas estejam concentradas na frente da prefeitura de Porto Alegre neste momento.

17h23 -Porto Alegre – Adriano Santos – “Sem-vi-o-lência” e não pára de chegar gente, mesmo sem a trégua da chuva. Dois ônibus e sete viaturas da BM estacionados no Posto do Largo Glenio Perez aguardam pacientemente.

17h15 – Porto Alegre – Adriano Santos – “Mais de 500 pessoas seguramente”

17h12 – Porto Alegre – Adriano Santos – Neste momento, debaixo de chuva, os tambores rufam e as cornetas tocam em Porto Alegre.

Foto: Adriano Santos

Foto: Adriano Santos

Santa Maria – Atílio Alencar – Diversos midialivristas de Santa Maria criaram um grupo para reunir as informações sobre os atos públicos em Santa Maria. A iniciativa é da Revista o Viés e aberta a colaboradores. Aqui a page do Trançarua, que vai ajudar a multiplicar as narrativas locais sobre as manifestações: https://www.facebook.com/pages/Trançarua/539054889474896?fref=ts

17h05 – Porto Alegre – Leyla Guimarães – Três ônibus da tropa de choque e vários carros da BM entrando no cais do porto.

17h02 – Porto Alegre – Adriano Santos – Frente da prefeitura já está tomada. Chuva não afastou ativistas: ” Ih fudeu, o povo aparece” canta-se neste momento em frente ao Paço de Porto Alegre.

17h – Acompanharemos por aqui os protestos contra o aumento das passagens que acontecem pelo Brasil nesta quinta-feira, trazendo informações sobre as mais diversas cidades. Acompanhe também no nosso Twitter.

Anúncios

7 Respostas to “Cobertura dos protestos pelo Brasil – 20/6”

  1. Anna 20 de junho de 2013 às 19:49 #

    Pessoal parabéns pela cobertura… acompanho por aqui, já que nem todas as empresas aderiram ao levante. #vemprarua #vemprachuva Porto Alegre dando exemplo de civilidade para o país!

  2. Anna 20 de junho de 2013 às 19:50 #

    Ipiranga trancada nos dois sentidos na azenha!

  3. Paulo 20 de junho de 2013 às 19:57 #

    E na verdade vamos mudar o foco né! Temos que seguir para uma zona mais urbanizada para trazer as pessoas para o movimento e não só rbs rbs sempre esse papinho… Mais de 300 policiais já na zona… devíamos evitar o confronto…

  4. Paulo 20 de junho de 2013 às 20:38 #

    Só me passa a impressão de que este levante nada mais é do que a revolta (mascarada)contra a rbs…. ficam arriscando e usando a massa de manobra (adolescentes) para afetar esta emissora, que não dá nem bola. Estratégia seria dar meia volta e acessar outras áreas da cidade, não expôr a maioria dos participantes. Por este motivo não motivo a ir. Besteira todos pensar que é por educação, saúde, 0,20 é só uma forma de mexer com a rbs!

  5. Paulo 20 de junho de 2013 às 21:48 #

    21h34 – Porto Alegre – Manifestantes invadem agência do Banrisul.21h24 – Parece que a situação começa a se acalmar pelo Brasil, ainda com alguns focos de confronto.

    21h16 – Porto Alegre – […] centenas de policiais militares que nesse momento jogam bombas

    Nenhuma mídia é imparcial…. cada um puxa brasa pro seu lado, quando são manifestantes é um breve comentário, quando é dá polícia são centenas…

  6. Darci Antenado 23 de junho de 2013 às 11:27 #

    A Polícia gaúcha, que deveria ser imparcial, defendeu o prédio da globo de Porto Alegre,(RBS), em detrimento de outras muitas empresas e posições. Concentrou esforços públicos do estado em pró de um grupo particular. Muitas menores empresas quebradas amarguram esta derrota. São essas injustiças que o estado nos impõe que levam as pessoas a explodir o caldeirão da inércia, que não são tão diferentes da ditadura que tive o desprazer de viver, pela qual fui perseguido e, por não pertencer a um partido político jamais fui anistiado. RBS, como foi que conseguistes corromper o estado???

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cobertura dos protestos pelo Brasil – 24/6 | Jornalismo B Notícias - 24 de junho de 2013

    […] – Nos mesmos moldes do que fizemos no último dia 20 de junho, a partir de agora acompanharemos em tempo real as informações sobre os […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: