Haiti é tema de debate em Porto Alegre – Fotos e vídeos

5 jul

 

Texto: Bruna Andrade / Jornalismo B

Fotos: Bruna Andrade e Alexandre Haubrich / Jornalismo B

DSCF2682

Dezenas de estudantes e militantes se reuniram no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira (03), para um debate sobre o Haiti. A convite da Associação Cultural José Martí e do Clube de Cultura, Sueli Goulart, professora da Escola de Administração da UFRGS, Aécio Severo, professor do cursinho popular Resgate, e Mathias Luce, professor do departamento de História da UFRGS, falaram sobre a história e a atual situação do país.

A cooperação internacional no Haiti foi o tema da fala da professora Sueli. Ela lembrou que enquanto países como Estados Unidos mandam soldados para o Haiti, Cuba manda médicos, segundo ela, os médicos cubanos estão lá desde o que um furação atingiu a região em 1998. A professora também explicou que o Brasil faz parte de um acordo de cooperação em saúde com o Haiti e Cuba. Sueli ainda ressaltou que “o tipo de cooperação orientado e operacionalizado pelos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), tem um viés imperialista”.

Aécio fez uma retomada da história da ilha, que foi durante muito tempo uma colônia da França, e falou sobre o processo de independência haitiano, que durou mais de 13 anos, de 1791 a 1804, ressaltando que “foi o primeiro processo de independência da América Latina encabeçado por ex-escravos”.

Mathias Luce falou sobre a História Política do país, destacando o histórico de intervenções internacionais na política do país. Os dois golpes sofridos pelo presidente Jean-Bertrand Aristide estiveram no centro da sua palestra. Ele ainda criticou duramente a presença de tropas brasileiras na missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti, conhecida como MINUSTAH.

O debate faz parte de uma série de atividades político-culturais que a Associação Cultural José Martí e o Clube de Cultura vêm promovendo. O Timor Leste e a Venezuela também já foram tema de debates.

DSCF2651

DSCF2657

DSCF2658

DSCF2662

DSCF2665

DSCF2677

DSCF2680

DSCF2690

DSCF2691

DSCF2692

DSCF2695

Anúncios

2 Respostas to “Haiti é tema de debate em Porto Alegre – Fotos e vídeos”

  1. rd 14 de julho de 2013 às 23:04 #

    Sou medico , tive a posibilidade de trabalhar no Haití apos do Terremoto , haiti tem muitos problemas, mais apois de 3 anos , puerto príncipe continua cuasi igual a os días do terremoto a humanidade olvido a Haití , pouca gente fala da vida dos Haitianos.

  2. rd 15 de julho de 2013 às 00:25 #

    Brasil tem uma situacao complexa, os jornais falam que as troupas Brasileiras junto a ONU chevarom o cólera a Haití,o qual causo mais de 1000 mortos, hoje Brasil recibe muchos Haitianos , sin o respectivo control, ni acompanhamento medico, muitos chegan das zonas , onde murreu gente pelo cólera e as malhorias dos haitianos trabalharan em as represas que vao a construir Em Brasil e muito fácil ter ideia da realidade venidera…pode ter Brasil um brote de Colera..e so esperar…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: