Bloco de Luta pretende apresentar PL para passe livre e abertura das planilhas

11 jul

Texto e Fotos: Bruna Andrade / Jornalismo B

IMG_7601
Era 8h30 da manhã quando ouviu-se no plenário da Câmara de vereadores o hino da Internacional Socialista, dando o tom para os debates que começaram em seguida. Reafirmando suas demandas de passe livre municipal para estudantes e desempregados e abertura das planilhas de custos das empresas de transporte público, o Bloco de Luta, que ocupa a Câmara de Vereadores desde a tarde de quarta-feira (10), reuniu-se em nova Assembleia Popular nesta manhã.  Durante as discussão, os manifestantes trouxeram relatos das atividades que que estão acontecendo em todo o estado em razão da Greve Geral e trataram de questões relativas à organização e continuidade da ocupação.

Dispostos a permanecerem no local até que tenham suas reivindicações atendidas, os ativistas pretendem redigir um Projeto de Lei que que inclua o passe livre e a abertura das planilhas de custos para apresentar aos vereadores. Eles planejam que haja uma sessão na sexta-feira para que o PL seja votado em caráter de urgência. Os manifestantes reafirmam que “não há a menor possibilidade” de desocupação sem a aprovação do projeto.

Já nas primeiras horas da manhã, a solidariedade com a ocupação do Bloco de Luta dos movimentos que mantém ocupações na UFRGS e Incra e de sindicatos que estão mobilizados neste dia onze ficou evidente, muitos integrantes desses movimentos estiveram presentes para afirmar seu apoio à causa. Além disso, também diversas organizações enviaram doações de alimentos e água, e uma cozinha foi improvisada na rampa da Câmara com o apoio de quilombolas.

Durante a Assembleia alguns militantes mostraram preocupação com uma possível ordem de reintegração de posse nos próximos dias. Por isso eles estão convocando as marchas que sairão do Centro de Porto Alegre à seguirem para a Câmara Municipal. A intenção dos manifestantes é que se construa um acampamento nos entornos no prédio, uma “cidade de lona”, como chamaram. Eles ainda pretendem realizar uma outra Assembleia Popular no final da tarde com a presença dos movimentos que se agregarem à ocupação ao longo do dia. 

IMG_7575IMG_7579IMG_7582IMG_7585IMG_7587IMG_7592IMG_7597IMG_7599IMG_7607IMG_7609IMG_7610IMG_7612IMG_7613IMG_7615IMG_7616IMG_7625IMG_7630IMG_7633IMG_7635IMG_7637IMG_7645IMG_7646

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: