Depois de uma hora e meia de reunião, vereadores fazem nova proposta para manifestantes

13 jul

Texto e foto: Alexandre Haubrich / Jornalismo B

Ao fim de uma reunião que começou às 00h40 e foi até duas horas da madrugada, vereadores e manifestantes saíram de uma sala com expressões cansadas e com um novo avanço no diálogo. Após a crise da tarde, a conversa foi mais amena.

Na Assembleia Popular da noite, o Bloco de Luta, que ocupa a Câmara de Vereadores desde quarta-feira, criou uma Comissão de Interlocução, que formulou uma contraproposta para apresentar à presidência da Câmara. Em uma reunião com poucos vereadores, o presidente Thiago Duarte (PDT) e o vice, Bernardino (PSD), ouviram os ativistas, que propuseram a manutenção da ocupação durante o fim de semana e uma Assembleia com indicativo de saída na segunda-feira, desde que fosse seguido um calendário de andamento dos projetos que serão formulados nos debates a serem promovidos pela ocupação no sábado e no domingo. O calendário proposto previa que fosse protocolado na segunda-feira o projeto de abertura de contas, encaminhado ao Executivo o projeto de Passe Livre com solicitação extraordinária. Na terça haveria a reunião nas Comissões para debater a abertura das contas, e na quarta-feira votação deste projeto. A desocupação seria na segunda-feira.

A nova proposta apresentada pela presidência da Câmara inclui o envio ao Executivo, ainda na segunda-feira, do projeto de Passe Livre formulado pelo Bloco, e a discussão nas Comissões da Câmara, também na segunda, do projeto de abertura de contas. Este segundo Projeto de Lei seria votado apenas na volta do recesso, no início de agosto. A proposta de uma audiência pública foi aceita. Tudo isso condicionado a uma desocupação até a noite de domingo.

Ao fim da reunião, quando muitos dos cerca de duzentos manifestantes já dormiam, o presidente e o vice da Câmara chegaram ao plenário, observaram o ambiente por alguns segundos e se retiraram.

Foto: Alexandre Haubrich / Jornalismo B

Sábado e domingo serão dias de debates e formulação dos Projetos de Lei. Sábado terá palestras, e domingo os trabalhos específicos de formulação.

Anúncios

Uma resposta to “Depois de uma hora e meia de reunião, vereadores fazem nova proposta para manifestantes”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bloco de Luta define horário de desocupação da Câmara de Porto Alegre | Jornalismo B Notícias - 14 de julho de 2013

    […] Thiago Duarte (PDT) entrou com pedido de reintegração de posse. A ideia do Bloco é retomar a proposta que fora apresentada pelos vereadores, com a exceção da data de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: