Ocupação da FACED reivindica espaços estudantis

13 jul

Texto e Fotos: Bruna Andrade / Jornalismo B

IMG_7965O espaço onde funcionava o antigo café da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED) está ocupado por estudantes desde a manhã da última quarta-feira (10). Eles reivindicam o local para que seja criado um Centro de Vivências para os estudantes do Campus Centro da Universidade.

O representante do diretório acadêmico dos estudantes de Pedagogia (DAFE), Lucas Carboni Vieira, conta que o lugar foi desocupado há cerca de dois meses por falta de pagamento dos inquilinos e que desde então o DAFE vem requerendo o espaço junto à direção da unidade. O diretório organizou um abaixo-assinado que reuniu mais de 400 assinaturas, mas não obteve sucesso, eles também fizeram um pedido ao Conselho da Unidade para que se reunisse a fim deliberar em caráter de urgência sobre a situação do local, que já estava sendo utilizado como depósito, porém o Conselho não acatou o pedido.

Em Assembleia Geral dos estudantes da UFRGS, no dia 27 de junho, diversos diretórios reivindicaram o espaço para o movimento estudantil. No momento da ocupação, acontecia uma Festa Junina quando os estudantes resolveram entrar. “Esgotando todas as possibilidades de acordos burocráticos, os estudantes decidiram retomar o espaço”, declararam em nota à direção da FACED. Os alunos retiraram os equipamentos e móveis que estavam depositados no local e os colocaram no saguão da Faculdade, onde permanecem, para evitar possíveis danos.

O estudante de pós-graduação da UFRGS Glauco Araujo, afirma que a ocupação também é um ato de protesto contra a retirada dos espaços estudantis e lembra que a entidade de que faz parte, a Associação de Pós-Graduandos da UFRGS, está sem sede há quatro anos. Eles ainda alegam que, por conta da ocupação, teria havido uma discussão entre a diretora da Faculdade e duas alunas, uma delas teria sido acusada de fazer uma cópia da chave da sala que está sendo ocupada.

Na nota assinada por 18 organizações entre diretórios acadêmicos e coletivos que foi enviada à diretoria da unidade, os manifestantes pedem “o termo de cessão do espaço para o DAFE, a fim de que a situação jurídica do espaço seja regularizada”, já que, como lembra o pós-graduando Cristiano Junta, nos anos 70 o espaço já foi gerido pelo movimento estudantil. Em resposta, também através de nota, a direção pede a “saída urgente dos estudantes”, comprometendo-se a: convocar uma reunião com a “coletividade da FACED” para debater as propostas de ocupação do espaço, a garantir deliberações paritárias, e a criar duas comissões para discussões pertinentes à pauta.

Os estudantes chamaram uma Assembleia para as 19h desta sexta-feira (12) para discutir as propostas da direção. A vice-diretora, Helena Dória, participou do debate e apresentou novamente as propostas da diretoria e chamou uma Assembleia Geral da FACED para terça-feira (16), o assessor administrativo da unidade e o Pró-reitor de Assistência Estudantil também estavam presentes. Os alunos recusaram a proposta alegando que “não basta convocar apenas a coletividade da FACED, já que todas as licenciaturas que têm sede em outras unidades também têm aulas na Faculdade de Educação e esse seria um espaço de vivência para toda a Universidade”, eles também colocam que “não existem a garantia de que o Conselho da Unidade vá acatar às decisões tomadas nessa reunião”. A decisão dos estudantes foi de permanecer ocupando o espaço e fazendo atividades culturais para demonstrar a finalidade para a qual o querem até que consigam sua cessão.

IMG_7939 IMG_7942 IMG_7944 IMG_7949 IMG_7954 IMG_7958 IMG_7959 IMG_7961 IMG_7962 IMG_7964 IMG_7998

Anúncios

Uma resposta to “Ocupação da FACED reivindica espaços estudantis”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Após mais de 20 dias, ocupação na Faculdade de Educação da UFRGS termina com vitória parcial | Jornalismo B Notícias - 1 de agosto de 2013

    […] da UFRGS deram início à desocupação do espaço do antigo Café da FACED. O grupo, que ocupava o local há 23 dias, conquistou uma vitória parcial e assinou junto à direção da Faculdade um […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: