Em primeiro ato após ocupação, Bloco de Luta reúne 600 manifestantes na Prefeitura de Porto Alegre

22 jul

 

Texto e fotos: Bruna Andrade

IMG_9336

Nem o frio de seis graus intimidou cerca de 600 manifestantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público na noite desta segunda-feira. Depois de ocuparem a Câmara de Vereadores por oito dias, nesta noite se concentraram em frente à Prefeitura de Porto Alegre, por volta das 18h. Os manifestantes exigiam a aprovação do Projeto de Lei elaborado pelo Bloco que prevê a transparência das planilhas de custos e também cobram do prefeito José Fortunati a aprovação do passe livre municipal para estudantes, desempregados, indígenas e quilombolas.

Os ativistas gritaram palavras de ordem no Paço Municipal durante uma hora, antes de saírem em caminhada pelo Centro da cidade. A marcha passou pelo terminal Parobé e seguiu até o Camelódromo. Depois, a caminhada retornou para a frente da Prefeitura.

Já de volta à Praça Uruguai, uma faixa do Bloco de Luta foi amarrada às cordas que faziam o isolamento da Prefeitura. Uma dessas cordas teria sido cortada e os guardas municipais, então, arrancaram a faixa. Os manifestantes tentaram recolocar a bandeira, mas foram impedidos pelos guardas. Um deles chegou a tentar tirar a faixa do grupo. Nesse momento, houve um princípio de tumulto e um dos guardas chegou a disparar uma arma de choque, o que fez com que os manifestantes recuassem para a lateral da Praça enquanto um dos guardas fazia provocações.

A falta de identificação dos cerca de 20 guardas municipais que estavam em frente à entrada principal da Prefeitura gerou revolta em alguns manifestantes. A Guarda Municipal estava armada e, segundo confirmou um dos agentes, as armas estavam carregadas com munição letal. Alguns deles ainda tinham os rostos cobertos por tocas ninja e capacetes.

Após meia hora, o protesto retornou para a entrada principal da sede do Executivo Municipal e a situação voltou a ficar tensa, com a Tropa de Choque também presente no local. Mesmo assim, a atividade do Bloco foi encerrada, por volta das 22h, de forma pacífica.

IMG_9387 IMG_9411 IMG_9424 IMG_9443 IMG_9486 IMG_9490 IMG_9496 IMG_9501 IMG_9529 IMG_9533 IMG_9542 IMG_9544 IMG_9548 IMG_9562 IMG_9565 IMG_9592o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: