Após mais de 20 dias, ocupação na Faculdade de Educação da UFRGS termina com vitória parcial

1 ago

Texto e fotos: Gabrielle de Paula, especial para o Jornalismo B

DSC01981

No início da tarde desta quinta-feira (1), os estudantes do Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação da UFRGS deram início à desocupação do espaço do antigo Café da FACED. O grupo, que ocupava o local há 23 dias, conquistou uma vitória parcial e assinou junto à direção da Faculdade um acordo que permite o empréstimo do espaço por 90 dias. A oficialização precisa ser deliberada pelo Consuni (Conselho da Universidade), mas caso o Conselho não delibere a cessão definitiva, o empréstimo poderá ser renovado. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Angelo Ronaldo Pereira da Silva, também esteve presente durante a assinatura do acordo.

O acordo ainda prevê que a direção conceda a chave do espaço para um dos membros do diretório acadêmico e não instaure causa disciplinar contra nenhum dos participantes da ocupação. Segundo a diretora da unidade, Simone Valdete dos Santos, o diálogo “sempre esteve aberto”. Para o DAFE , o acordo foi a mediação possível no momento para que “o diálogo ganhe fôlego”.

Desde o dia 10 de julho, em que uma festa junina marcou a entrada dos ocupantes na sala que servia de depósito para materiais sem uso, os estudantes vêm realizando diversas atividades culturais no local. A reivindicação por lugares de convivência na Universidade, segundo eles, ganhou força, já que “o espaço ocioso virou um lugar vivo”. Hoje, a desocupação foi feita da mesma forma que a entrada, com uma dança “em quadrilha”. Mas a campanha pela formalização seguirá com a apresentação de propostas para todas as pessoas, garante a estudante Paula de Lima, membro do DAFE.

DSC02013 DSC02009 DSC02003 DSC01997 DSC01992 DSC01987
DSC01979

 

Anúncios

Uma resposta to “Após mais de 20 dias, ocupação na Faculdade de Educação da UFRGS termina com vitória parcial”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: