Professores e estudantes ocupam Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do RS

11 set

Texto e fotos: Alexandre Haubrich / Jornalismo B

IMG_0630

O Bloco de Lutas, através de sua Comissão de Educação, e os professores estaduais em greve, ocuparam na tarde desta terça-feira o Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O CPERS, que organiza os professores e que está em estado de greve, participa da ocupação que continua e deve seguir até a manhã de quarta. A exigência para a saída é a reabertura das negociações com o governo do estado. O CPERS tem atuado em defesa da aplicação do Piso Salarial Nacional e contra a Reforma do Ensino Médio, e é sobre essas pautas que a negociação pós-ocupação deve se dar.

Desde o momento da ocupação, no início da tarde, centenas de militantes já passaram pela Assembleia. Cerca de 100 deles estavam na assembleia que definiu a permanência durante a noite. Quando um carro do CPERS levou suprimentos aos manifestantes, houve tumulto com os seguranças, com alguns manifestantes (incluindo um menor de idade) sofrendo ferimentos leves. Mais cedo, o presidente da casa, deputado Pedro Westphalen (PP), intermediou uma audiência entre o comando de greve e o governo, com participação de estudantes que estão à frente da ocupação.

A assembleia determinou que a saída será no momento em que a reunião tiver início. A previsão é de que a audiência comece às 8h30, quando os professores, estudantes e apoiadores devem seguir em caminhada até a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), onde será realizado o encontro. A garantia da reabertura das negociações já foi considerada uma vitória parcial pelos ocupantes.

No final da noite, os manifestantes que ocupam o Gabinete da Presidência da Assembleia divulgaram uma nota, reproduzida na íntegra a seguir:

POR QUE OCUPAMOS A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA?

Nós, trabalhadores/as em educação em greve no RS, impulsionados pela Comissão de Educação do Bloco de Luta e CPERS-Sindicato, ocupamos a Assembleia Legislativa do RS. Nosso intuito é forçar os deputados a se posicionarem frente à luta dos educadores e dos estudantes pelo piso salarial nacional e contra a reforma do ensino médio politécnico, que foi decretada pelo governo do PT de Tarso e José Clóvis, de forma autoritária, no final de 2011.

Nosso foco foi pressionar o governo que tinha dado por encerradas as negociações com o Comando de Greve no dia 06/09 e foi obrigado, através da pressão, a reabrir o processo de diálogo, agendando nova audiência para as 8h30min do dia 11/09. Essa já é uma conquista da ocupação e uma derrota da postura autoritária do secretário de educação José Clóvis, que envergonha o movimento do qual já fez parte.

Essa ocupação é um momento do processo de greve, o qual se diferencia por buscar novos métodos de luta, unificando estudantes, funcionários e professores, que pautam a suspensão da reforma do ensino médio – vulgo POLITRECO –, o cumprimento integral da Lei do Piso Salarial Nacional e a valorização da educação.

Infelizmente a grande mídia, por estar tradicionalmente ao lado do governo e dos grandes empresários, manipula fatos e informações, visando desqualificar a nossa luta, não dando a devida repercussão à mobilização dos educadores e comunidade escolar em geral.

Agradecemos as manifestações da sociedade gaúcha, que sabe da legitimidade da greve e tem nos apoiado desde o seu início, e pedimos que sigam acreditando nas lutas sociais como forma de avanço na conquista de direitos. A luta por uma educação de qualidade continuará mesmo após o processo de greve!

Ocupação da Assembleia Legislativa do RS

Porto Alegre, dia 11 de setembro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: