Ataque à liberdade: jornalista cubana é impedida de ir aos EUA

3 abr

Alexandre Haubrich
418040_10151185966641401_1460267704_n

A tarde desta quarta-feira foi momento de mais um ataque à liberdade nas relações entre Estados Unidos e Cuba. Elaine Díaz Rodrígues, blogueira, jornalista e professora da Universidade de Havana, foi impedida de ir aos EUA para um dos maiores eventos de Ciências Sociais do mundo, o XXXI Congresso Internacional de Estudos Latino-Americanos.

Elaine teve seu trabalho aprovado pela Associação de Estudos Latino-Americanos, organizadora do evento, que também deu a ela uma bolsa para a viagem. Mesmo assim, o governo dos EUA não concedeu o visto a Elaine.

Agora, a jornalista e professora se pergunta quem cerceia a liberdade, Cuba ou os EUA? Por que Yoani Sanchez pode ir aos EUA, mas Elaine não? “Não tive nenhum problema com Cuba para sair, nunca”, disse ela ao Jornalismo B. E completou: “É humilhante que neguem vistos a acadêmicos enquanto recebem de braços abertos a Yoani (Sanchez)”.

Em seu Twitter, Elaine agradeceu aos governos do Brasil e do Quênia por a terem recebido para congressos em 2012, e disse torcer “para que o Congresso mais importante de Ciências Sociais do mundo saia novamente do território estadunidense, só assim se garantirá a presença de todos os cubanos e cubanas aceitos pela Lasa (sigla da organizadora)”.

22 Respostas to “Ataque à liberdade: jornalista cubana é impedida de ir aos EUA”

  1. PAULO CÉSAR RODRIGUES 3 de abril de 2013 às 18:07 #

    Caro Alexandre, gostaria de repassar a matéria para meus amigos à direita, mas, certamente, eles irão questionar a credibilidade da matéria. Teria como você me repassar algo que possa fazer com eles não façam tal questionamento? Por exemplo, a comprovação de que Elaine ganhou a bolsa para a respectiva viagem. Obrigado.

    • Gabriel Rodrigues 7 de abril de 2013 às 16:23 #

      Engraçado os esquerdinhas ficarem totalmente quietos quanto ao que a Yoani alegava, acusando-a inclusive de ser “comprada” pelos EUA (falácia jamais comprovada) quano ficavam sem argumentos.

      Agora se aparece uma acadêmica sei-lá-quem, que não conseguiu ir aos EUA POR MOTIVOS QUE NÂO APARECEM NA MATÉRIA (Pode ser questão burocrática, alguma ilegalidade ou pendência com a justiça, ou qualquer um dos motivos que fazem com que as rigorosas embaixadas americanas neguem a entrada no país para QUAISQUER PESSOAS no planeta) os “companheiros” ficam loucos, divulgam aos quatro ventos para mostrar como Cuba é a utopia realizada. Tá na hora os comunas crescerem. Estamos em 2013 e tem gente ainda pensando que comunismo é solução para alguma coisa.

      • Everton 7 de abril de 2013 às 23:58 #

        O capitalismo já mais provado que não é.

  2. manohar 3 de abril de 2013 às 18:44 #

    Se quiser vir para o Brasil eu me caso com ela….linda!

    • Dario 3 de abril de 2013 às 23:05 #

      Tarde demais!!!! Ela já foi!!!! rsrsrsrs (a foto não faz juz, ao vivo é mais linda)

  3. EDSON TADEU 3 de abril de 2013 às 19:36 #

    o que a lasa DEVIA fazer era suspender o evento porque nesses casos de eventos, ciências, pesquisas não se deve ter fronteiras muito menos barreiras, é como o futebol não tem barreira – e os jogos olímpicos que os americanos não conseguiram ainda barrar cuba.

  4. luizmullerpt 3 de abril de 2013 às 20:09 #

    Muito bom texto. E melhor ainda a manchete. No começo levei até um susto ao ler só a manchete no Twitter. Depois a ficha caiu. Vou reblogar no meu Blog. Os parcos leitores do meu blog também vão ficar escandalizados. Só quando lerem a materia é que vão se dar conta. Muito bom.

  5. Milton Luiz de Souza Cerqueira 3 de abril de 2013 às 20:20 #

    Nas faculdades prega a independência, isenção do jornalista, mas cada dia que passa sinto o dependência mais forte, é publicado na imprensa o que seus patrocinadores querem, o que lhes interessa. Yaoni Sanchez corre o mundo difundindo suas ideias, essa professora é barrada, pode?

  6. Joubert 3 de abril de 2013 às 20:34 #

    É claro que eu acredito que o visto foi negado, o que a matéria não explica é o motivo que os EUA alegaram para negar o visto. Porém não acho que se erraram com essa moça eles tenham que errar com todo mundo. A Yoani tem todo direito de ir onde quiser.

    • ML 4 de abril de 2013 às 18:51 #

      ?

    • Alessandro 4 de abril de 2013 às 19:25 #

      Curioso aqui não é a Yoani ir onde quiser: é o governo estadunidense tanto martelar na propaganda de que Yoani representa liberdade, e uma professora – não disse blogueira, política, nada disso, disse PROFESSORA – ser impedida de ir defender seu trabalho acadêmico.

      Que liberdade é essa? Que defesa de direitos humanos é essa, que vale contra a China, mas não vale contra Guantánamo?

  7. Dario 3 de abril de 2013 às 23:07 #

    Já era demais tanta viagem, né não??? Muito barulho e poucas nozes.

  8. Gustavo N R Dias 4 de abril de 2013 às 01:28 #

    Como o Paulo César falou, carece fontes esse texto, gostaria muito que as disponibilizasse, para que assim não fique apenas como uma birra de oposição.
    Vale salientar que não só essa senhorita é barrada de ir ao U.S.A. mas muitos ao redor do mundo também o são, isso então faz com que todos esses sejam contra o satã no mundo e a favor da luz vermelha do comunismo monárquico dos castro?

  9. Felipe 4 de abril de 2013 às 18:14 #

    Gostaria de sugerir a reformulação do título da notícia. Ao invés de “Ataque à liberdade: jornalista cubana é impedida de ir aos EUA” poderia ser “Ataque à liberdade: jornalista cubana é impedida de entrar nos EUA”.

    Porque, segundo a notícia, a ida dela foi permitida por Cuba. E a entrada que foi impedida pelos Estados Unidos. O título da forma que está faz parecer que Cuba que impediu a ida.

    Abraço.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ataque à Liberdade: Governo dos EUA proíbe entrada de jornalista cubana no país - Polaco Doido - 3 de abril de 2013

    […] Do blog  JornalismoB […]

  2. Blogueira cubana é BARRADA nos EUA. Viva a democracia! | - 3 de abril de 2013

    […] Do Jornalismo B: […]

  3. Ataque à liberdade: jornalista cubana é impedida de ir aos EUA (Via Jornalismo B) | Luizmuller's Blog - 3 de abril de 2013

    […] Haubrich no Jornalismo B […]

  4. Cuban Blogger Denied US Visa · Global Voices - 4 de abril de 2013

    […] blogger, teacher and GV author Elaine Díaz Rodrígues was denied a visa to enter the US [pt] Wednesday, April 3, 2013, preventing her from participating in the International Congress of […]

  5. Blogueira cubana tem visto negado para entrar nos EUA · Global Voices em Português - 4 de abril de 2013

    […] blogueira cubana, professora e autora do Global Voices, Elaine Díaz Rodríguez teve o visto de entrada aos Estados Unidos negado na quarta, dia 3 de abril, o que a impede de articipar do Congresso Internacional de Estudos […]

  6. Abrazan a Yoani mientras repudian a Elaine: paradojas imperiales | El blog de La Polilla Cubana - 5 de abril de 2013

    […] Con informaciones de Alexandre Haubrich en Do Jornalismo B: […]

  7. Abrazan a Yoani mientras repudian a Elaine: paradojas imperiales #Cuba | Cayo Hueso - 6 de abril de 2013

    […] Con informaciones de Alexandre Haubrich en Do Jornalismo B: […]

  8. Após mobilização, blogueira cubana tem pedido de visto revisado e aprovado para ir a Congresso nos EUA | Jornalismo B Notícias - 11 de abril de 2013

    […] Havana, ela disse ao Jornalismo B acreditar que foi a mobilização via internet a partir da matéria que publicamos que construiu o cenário necessário para a mudança: “Ontem me ligaram da Seção […]

Deixe um comentário